September 17, 2007

Mais uma jornada desportiva.


Bem amigos, leitores, falo com vocês ao vivo (da maneira que é possível) diretamente deste fantástico blog onde iremos curtir em todas as suas emoções, um post sobre ele..sim o grande ópio das massas o ludopédio, mais conhecido como futebol, futiba, bola (do termo "jogar bola"), pelada (não no sentido porno-erótico-educativo) e outros sinônimos de gosto duvidoso.

O futebol, paixão nacional, seguido do samba, do suor e da cerveja (os três c's (sic) que fazem o tripé da cultura nacional). Esporte criado pelos ingleses faz muito tempo, muito mesmo mas estou com preguiça de pesquisar a época aproximada no Google.

O esporte bretão atravessou o lagão (vulgo Oceano Atlântico) faz muito tempo também (olha a preguiça de pesquisar de novo) trazido por Charles Miller, vulgo Carlão. E se instalou no país onde se espalhou de maneira virulenta, desbancando o remo como esporte nacional.

Sim, acreditem! O Brasil já foi o país do remo! Isso explica o fato de um grande número de grandes clubes de futebol no país serem "de regatas" (inclusive o Botafogo, que não é grande mas é de regatas), ou de ainda possuirem um remo ou qualquer alusão náutica em seus estandartes. Agora imaginem se o Brasil ainda fosse o país do remo: finais de remo passando depois da novela das oito com a narração sempre dispensável de Galvão Bueno gritando: "REEEEEEEEEEEEMAAAAAAAAAAA BRASIIIIIIIIIIIIIIIIIIIILLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!". Seria, a meu ver, uma cena dantesca.

Além de se converter em bastião da cultura nacional, clichê representavivo do brasileiro fora do país e etc. o futebol tornou-se o ópio do povo (roubando a frase de Mao). Pouco importa se o país vai mal no âmbito social, econômico ou coisa que o valha, o que importa é se ganhamos a Copa ou não.

Houve muito mais comoção e revolta quando o Brasil perdeu (de novo) pra França na Copa de 2006 que com a absolvição do bandido senador. É comprovado que o brasileiro se aliena muito mais quando o Brasil vai bem no futebol, porque vocês acham que ano de eleição presidencial é ano de Copa do mundo? Coincidência? Duvido.

E quando se tenta unir futebol e política...nossa..eu nem preciso comentar não é? Deputados-ex-jogadores-ou-dirigentes são uma praga que assola o país. O mais notório deles dispensa comentários, o caudilho da Colina o ex-deputado (graças a Deus) Eurico Miranda.

Não irei fazer um apelo aqui que o povo brasileiro seja mais politizado e bla bla bla simplesmente porque este não é um blog ativista, e nem o será. É só a constatação de um fato, nada mais.

PS: Não consigo parar de pensar na partida de futebol filosófico entre Alemanha e Grécia. Placar 1 x 0 para a Grécia, gol de Sócrates (não o Dr Sócrates), camisa 10. Quem não conhece ou quer rever esse clássico das quatro linhas é só clicar aqui.

PS2: Vocês realmente acharam que iria colocar a foto de um macho feioso jogando futebol ? Viva as cheerleaders do futebol (americano) !

PS3 (postado tardiamente): Aos que comentaram minha não citação das mulheres eu explico. Elas estão inclusas no conceito "samba" já que o clichê deste no Brasil é não só a música mas as bundas que balançam ao som da melodia.

8 comments:

Maria Clara said...

"Esporte criado pelos ingleses faz muito tempo, muito mesmo mas estou com preguiça de pesquisar a época aproximada no Google."
HAHAHAHA

Anonymous said...

Hey!
post sobre futebol, q beleza!!!
qndo eu fizer o meu procurarei algum jogador gato pra ilustrar... o Beckham ou Cristiano Ronaldo ou Cannavaro... algum deles! :P

Cesar said...

Eu sempre caguei pro assunto então adooooro quando o Brasil perde a copa e os brasileiros oligofrênicos ficam todos de cabeça inchada.

PS : Indeed este post foi muuuuuito bunito.

Pedro Gabriel said...

você esqueceu de acrescentar a mulher brasileira como parte de nossa cultura também... a partir do momento que elas mobilizam a indústria do turismo (e não me refiro ao turismo sexual hein) acho que podem ser tão importantes quanto qualquer outro aspecto do país.

Anonymous said...

Verdade, o brasil é muito reconhecido por:

futebol
mulheres
carnaval
violência urbana fora dos limites (pessoas do Iraque têm medo de passar férias no Brasil...)

Vivian said...

Apelo visual aumenta o número de comentários. Fato.

Thatha said...

Axo que vou virar uma cheerleader

sera qe eu fico bem nessas roupinhas?

Bia Seilhe said...

Seus momentos preguiçosos ficaram hilários de serem lidos! Assim como os comentários extra nos parenteses...

E você não só postou a foto de uma "cheerleader gostosa" como falou de futebol! Coisa mais apelativa ...

:P