September 07, 2007

Liberté, égalite, fraternité

Não se assustem com o título deste post, caros leitores, este post não será escrito em francês. Hoje, falarei sobre esta data tão importante para o nosso país: a queda da Bastilha..digo..o dia da Independência.

No dia 7 de Setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, um português (sempre ele) caiu do cavalo com seu sabre na cintura e soltou um berro de dor. Alguns incautos, que o acompanhavam, interpretaram tal berro como um clamor contra a injustiça, a opressão, os impostos e o mal cheiro impostos pela metrópole lusitana. Um impulso que acarretou na quebra dos grilhões que aprosionavam o bravo e corajoso povo brasileiro.

A partir de então passa a existir o país que é vulgarmente chamado de Brasil ou, segundo o famoso estadista franco-francês Charles de Gaulle um país "que não é sério".

Atualmente tal data serve de alguns propósitos menos "patroíticos" como servir de pretexto para encher a cara na noite anterior, servir de pretexto para se acordar ridiculamente tarde no dia seguinte, servir de desculpa para se sumir da face da Terra por uns dias e, como nas provas de múltipla escolha da escola, todas as anteriores.

Mas não pensem que o feriado serve apenas como uma justificativa para vadiagem e bebedeira, afinal não precisamos de um feriado pra isso, toda semana possui sábados e domingos. Existem, também, propositos mais dignos do sentimento patriótico nacional como acordar cedo e levar as crianças na parada de 7 de Setembro onde elas assistirão maravilhadas hordas de soldados entoando cantos de louvor ao solo pátrio enquanto os pais ou estão em coma dormindo em pé (ou sentados no caso dos mais afortunados) ou pensando em coisas mais mundanas como reparando na bunda daquela morena que está passando ali perto.

Pena que só existe um 14 de Julho..digo, 7 de Setembro no ano para unir aspectos tão distintos da brasilidade. Pensando bem...existe o dia 15 de Novembro mas isso é assunto pra outra conversa.

5 comments:

Raffaele Enrico said...

Tudo mundo falando do 7 de setembro!
(aguardo o post em alemão)

Pedro Gabriel said...

por isso que eu nunca leio o blogue de ninguém antes de postar no meu. para que nem eu tenha a sensação de que me inspirei em alguém.

Cesar said...

Eu com muito orgulho e com muito amor sou brasileiro e já desisti.

Jessy said...

eu sei lah...acho exagero.. mas blza.. num vo entrar nessas discussões...
bleeeh

bjk

Bia Seilhe said...

Ótimo ver o nacionalismo das pessoas ecoínas!

Todos falando sobre o 7 de setembro! [ou não, como Carlinha, mas ela se lembrou depois]

Nas minhas anteriores só não marco a bebedeira por razões óbvias que você já conhece.

=***