Quando Einstein concebeu a teoria da relatividade, creio que não se deu conta do sentido filosófico que tal conceito tem. Muito além da formula E=MC² idealizada por ele.
Pode-se dizer que, como um holograma, a vida muda se o nosso ponto de vista for diferente, se o nosso olhar for diferente, isso explica porque várias pessoas vêem a mesma coisa mas que não é a mesma coisa para elas. Com isso a vida ganha complexidade...profundidade e, convenhamos, um pouco de graça além de causar alguns problemas.
Pode-se dizer que as "grandes questões" de divergência dos homens são causadas por essa visão holográfica de mundo. Por exemplo o fato de judeus e árabes (no caso palestinos) disputarem palmo-a-palmo um pedaço de terra que, na visão deles é sagrado, enquanto para um xintoísta ou um ateu nada mais é do que um pedaço de terra seca e empoeirada.
"Tudo é relativo". É verdade mas será que essa aplicação extra-física da teoria da relatividade não leva ao extremo a capacidade de abstração do ser humano (como por exemplo o que estou tentando fazer nesse blog!)? Será que tal conceito não põe em risco nossos relacionamentos interpessoais, nossas crenças e princípios? Afinal...as coisas são o que são...ou não.
Eu, pessoalmente, não sou tão xiita com esse axioma. Eu adaptei à minha moda a frase para algo como "nunca duvide do que uma pessoa é capaz de fazer". Mas em que as frases se parecem? Simples, significa que eu nunca duvido do ponto de vista que uma pessoa pode ter acerca do mundo, por mais esdrúxulo que ele possa ser e de como vai-se agir tendo ele em foco. É uma visão aberta até certo ponto e não abala nenhum dos meus conceitos acerca de mim mesmo e sobre o que tenho que fazer nessa vida.
November 06, 2007
Relativity
Markers:
nada
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
6 comments:
Concordo. O problema é, que sempre tem algum indivíduo "pseudo-algo" ,armado até os dentes com com uma irritante munição verbal bastante afiada pra tentar "evangelizar"(literal e metaforicamente falando)o próximo.
De novo, concordo, não realmente muda nada em nossas vidas. Mas enche a porra do saco.
Se é para aplicar física ao cotidiano, também se pode dizer que "na vida, tudo varia com o quadrado da distância"... Hehehe...
Um abraço.
eu acho que quase tudo é relativo. tudo pra mim depende de uma conjunção de fatores, que se um for mudado tudo muda.
e vou parar de escrever antes que eu fique filosofando aqui
relatividade é o que deixa o mundo mais legal!
é, eu tenho TOC mesmo... :P
Sem perder aquele espírito engenheiro de ser, só que aplicado à vida cotidiana.
Brincadeiras à parte, concordo com o que disse. Tento não me surpreender com o que as pessoas acreditam, pelo menos não mais.
E isso é uma coisa delas, que também não me influenciam mais.
;]
ps: falei que vinha aqui hoje, não falei?
Eu evito muito questionar crenças e atitudes por isso. É uma tentativa minha de chegar num pensamento equilibrado: entender os outros.
Post a Comment