Coisas de um dia normal na ECO: aula de Marxismo, comentário sobre os relatórios de outra matéria e uma aula no auditório. Até aí nada demais se não fosse uma coisa: foi tentado a todo custo enfiar "goela abaixo" dos alunos diversas "verdades" sobre vários temas.
Começando com o primeiro tempo de aula. A já famosa aula de "ganhe um livrinho vermelho no final do curso", onde o tema é SEMPRE (leia-se 12 em cada 10 aulas) é o alemão com cara de papai noel mais conhecido como Karl Marx. "Porque segundo Marx, o mito é um instrumento da sociedade burguesa para o controle das massas...", "Porque, para Marx.." É um blablabla repetitivo, repetido como um mantra por duas horas sem pausa para descanso ou assuntos mais mundanos. Sem dúvida, até o final do período teremos que ensaiar o hino da Internacional, criticar o malvado e predatório capitalismo internacional e queimar fotos do FHC.
No último tempo de aula, pela enésima vez, os militantes da Praia Vermelha vieram à carga: com seu discurso inflamado com as mesmas idéias, sempre contrárias a qualquer coisa que se proponha. É um caso clássico de "Se hay regra soy contra." ou seja: pouco importa o que se discute o importante é combater a nova idéia. Após a saída destes alunos a professora entrou na sala (provavelmente ela se retirou pra não ouvir tanta besteira) e refutou todos os argumentos dos pseudo-revoltosos um-a-um tentando, novamente, nos passar outra "verdade".
Mas o que é a verdade? A verdade, de modo simples e direto, é algo que cada um considera como correto. Seguindo essa definição concluimos que: não existe verdade absoluta, o que existe são várias e diversas verdades, que variam de acordo com o observador e o ponto de vista, cada qual com sua mensagem e, sempre os outros tentam nos vender o que lhes é certo para nós e, muitas vezes, nós acreditamos de tal sorte que tomamo-as como nossas.
Essa é a beleza da diversidade de idéias: o mundo seria um lugar extremamente monótono se todos pensassem em uníssono mas, felizmente, divergimos (e muito) mas algumas pessoas abusam o direito de tentar vender o seu peixe...
September 12, 2007
Hologramas
Markers:
pensamento,
verdade
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
4 comments:
faltou mais comentários sobre a aula da Sid... será que foi pq vc estava fazendo o fichamento enquanto a mulher falava?!
aula de teoria marxista, ops teoria da comunicação 2, pra mim é só um bla, bla, bla, constante... ¬¬
Eu amava minhas aulas de filosofia! eu conseguia filosofar tanto que o professor me adorava :S só não sei até que ponto isso é bom ehehhe
bibe fiz um blog :P
me add
http://flyinginthedreams.blogspot.com/
bju
Concordo sobre a aula do Coutinho ... trevas aquilo! Vou acabar o segundo período endeusando o capitalismo só pra provocar!
E o final, falando sobre a verdade, coisa dos sofistas! [meu deus, lembrei de antoun do nada... o pior, lembrei da matéria dele que não entendia ... help!]
XDD
Como cê aguenta isso? Acho que eu ia pirar com duas aulas. Coloca uma blusa escrito "I love USA" que essa professora pseudo castro vai adorar.
Post a Comment