September 23, 2007

Cinématographie

Me dei um dia de "férias" blóguicas. Não postei ontem de proposito. Não estava a fim de escrever. Não garanto que o post de hoje seja minimamente interessante, mas vamos lá.

Desde a última postagem vi três filmes do festival do Rio. Vou falar sobre cada um, individualmente.


Sexta-feira - 21/09

Depois de uma comemoração regada a cebolas e sanduiches outbaquianos, segui a pé para o Estação Botafogo onde iria ver o filme "A Prova de Morte". Chegando no cinema, me acomodei proximo à porta de entrada da sala onde, minutos depois, comecou a se formar uma fila. Me levantei prontamente e, na única companhia do meu fiel celular-wannabe-mp3-player aguardei a abertura da sala na dita fila.

Após a saída do público da sessão anterior, a sala se abriu e me deparei com um "blast from the past": o Estação Botafogo 1 ainda tinha aquelas cadeiras de pseudo-couro vermelho, além de um espaço generoso para as pernas.

Me acomodei em meu lugar e, pontualmente as 22:00 se iniciou o filme. O que posso dizer sobre ele? O filme é ótimo. Divertidíssimo! Não só eu como todos os presentes gargalhavam durante o longa. Um fato interessante é que este filme não é tão sangrento como Kill Bill por exemplo mas mesmo assim é repleto de marcas "Tarantínicas" como o abuso de tomadas com pés e referencias a outros filmes dele como Kill Bill.

Não vou entrar em mais detalhes sob pena de estragar o fil
me para aqueles que não viram. Mas não temam, em breve "A Prova de Morte" será lançado em circuito. Quando? Não faço idéia, mas uma coisa é certa: com certeza verei novamente.



Death Proof (EUA - 2007)

Directed by: Quentin Tarantino
Starring: Kurt Russel, Rosario Dawson, Vanessa Ferlit
o and so on
114 minutes, colour


Sábado 22/09


Após um dia fotografando, meu telefone toca e sou convidado a ver um outro filme antes do previsto para tarde da noite (thanks, Nina). Então, prontamente aceitei já tomado pela curiosidade.

O filme em questão é o "A Luz Silenciosa". Se trata de um
filme "ahn?!" ou seja: absurdamente surreal. A fotografia é belíssima, principalmente na cena inicial do nascer do sol. Ao contrário do filme do dia anterior, este é um longa mais delicado e muito mais introspectivo. Uma sinopse curta seria: "A fé de um pai de família é posta a prova quando ele se apaixona por outra mulher." Mas não se trata de um filme religioso, esta é apenas parte de um todo. Não é qualquer pessoa que irá se interessar por ele, e o tempo de "digestão" do filme é bem longo.



Stellet Licht (2007 - Mexico, Holanda, França e Alemanha)
Directed by: Carlos Reygadas
Starring: Cornelio Wall, Maria Pankratz, Mirian Toews among others
127 minutes, colour



Após a sessão, e de um chopp porque foi necessário depois do choque que foi o filme, segui para a sessão de "Mister Lonely". Minutos após todos se acomodarem em seus lugares na sala 2 do Espaço de Cinema, os organizadores do festival comentaram sobre a homenagem a produtora Agnes B. que estava sendo prestada e logo depois dois produtores desta fizeram um curto agradecimento.


Depois disso, foi iniciada a sessão. A sinopse da a idéia de como o filme é: "Em Paris, um jovem que ganha a vida como sósia de Michael Jackson, conhece uma mulher que vive como sósia de Marilyn Monroe e ela o convida para uma comunidade, na Escócia, onde vive com seu marido, que é só
sia de Charles Chaplin, e sua filha, que é sósia de Shirley Temple."

Some-se isso à cena inicial do filme onde o sósia de Michael Jackson aparece pilotando uma mini motocicleta, puxando um macaco de pelúcia alado ao som de "Mister Lonely" que você terá idéia do quão surreal é o filme.

Mas ao contrário de "A Luz Silenciosa", este filme é bastante engraçado e bem mais descontraído.



Mister Lonely (2007 - Inglaterra, França, EUA e Irlanda)
Directed by: Harmony Korine
Starring: Diego Luna and Samantha Morton
112 minutes, colour

E, por hora é isso. Festival do Rio para mim agora somente quinta feira. Aguardo ansiosamente por "I'm not there"!

4 comments:

Cesar said...

Queria ter visto o Tarantino. Ele e as insanidades dele sempre são garantia de boa diversão.

Luiz Fernando said...

as figuras fizeram o post parecer bem maior do que realmente é. Mas ele tá legal.

pelo menos vc não contou o fim dos filmes e agora fiquei com vontade de ver Mr Lonely.

Vivian said...

Queria ter visto o Tata e o do Michael Jackson, você sabe. Queria morar perto que nem você =P

=*

Thatha said...

Eu vim me redimir!!!!!

Eskeci de comentar aki =X

Nhaa ta passando TRopa de Elite no festival?

se tiver eu to indo pra ihh \o/

beijos bibe