September 04, 2008

Inquisition

Não é do meu feitio colar aqui textos completos de outras fontes, mas eu deixo aqui no post de hoje um texto que saiu na Revista da Folha em Outubro de 2004:



Elas preferem os cretinos

Fogo morro acima, água morro abaixo e mulher quando quer, ninguém segura. O provérbio, grosso, é tão verdadeiro quanto dizer que, para os homens, mais importante do que sair com uma garota é poder contar vantagem para os amigos depois. Toda mulher sabe ser dura na queda, mas, quando cisma de dar mole, vai com tudo para cima. Um cara pode correr a maratona para impressionar uma mulher e mesmo assim ficar com a tocha olímpica na mão. Para elas, basta uma voltinha no quarteirão que o trouxa entrega o ouro, a prata e o bronze.

O mundo é injusto, mas nunca a nosso favor. E a mulher, assim como a sorte, prefere os cretinos. A última frase não é minha, mas de Bertolt Brecht, dramaturgo alemão que viveu em cabarés, cercado de atrizes bonitas que o achavam um homem excepcional, mas não a ponto de ser levado para a cama, que isso é prêmio reservado aos idiotas. Pergunte a qualquer uma o que acha dos homens com quem saiu e a tese estará confirmada: é tudo palhaço.

Já vi uma amiga, linda, burguesa, pegar trem sozinha para Itaquera, de minissaia, só para prestigiar a churrascada do eleito, feio que nem a dor da morte. Ficou por lá, foi dada como desaparecida pela família. O caso durou apenas uma semana, o suficiente para a zona leste inteira saber do ocorrido, tamanho o estardalhaço promovido pela luta de classes do casal.

Um colega professor, nerd de dar dó, casado de usar coleira, foi a Manaus para uma palestra e se deparou, no saguão do hotel, com uma aluna de São Paulo que enfrentou 11 horas de vôo só para ver no que ia dar. Viu e deu. Determinação como essa só é comum quando desce uma pomba-gira básica.

Toda mulher está sujeita a esses arroubos. O problema é que isso sempre ocorre com o babaca errado. Poucas podem jactar-se de jamais ter tropeçado no último degrau da escala humana. Não importa o motivo: momento de fraqueza, auto-sabotagem, curiosidade mórbida, seca brava, coma alcoólico, perversão inconfessável. Tanto faz.

O fato é que toda mulher um dia se verá nos braços de um imbecil, aos trancos e barrancos com um trolha qualquer. É uma síndrome que batizei de pico de curva hormonal feminina. Em determinado momento, dentro de um período relativo de abstinência, sem se dar conta, a mulher é pega por uma vertigem irracional e se atraca com o primeiro que aparece. Nunca sou eu.

Acho que maiores comentários de minha pessoa sobre o texto são desnecessários pois ele já fala demais a meu ver. Mas convido vocês, leitores a darem seus pitacos sobre esse texto do Marco Antônio Araújo, da Folha de São Paulo. Se eu disser que não me identifiquei com ele estaria mentindo afinal, eu o postei na íntegra no meu blog. Mas enfim, fico por aqui, vou ver o maxi-fuderengo discurso do McCain..ou ver House o que tiver mais fácil.

8 comments:

Cesar said...

Mulher não gosta de homem carinhoso, fofo, fiel, companheiro ou inteligente, mulher gosta é que cague cague na cabeça, trate mal, não dê atenção e que coma e não ligue no dia seguinte. Anyaway, meu jeito de dizer que concordo com o texto.

PS: E isso tudo que escrevi já me foi confirmado diversas vezes por elas mesmas. Mas aguarde possíveis ataques pitiáticos aqui xingando de machistas.

Cinthia Pascueto said...

Ao contrário do que esperam, não vou chamá-los de machistas, chauvinistas ou coisas do gênero.

Não acredito que se aplique a todas as mulheres, mas acredito que essa de se interessar pelos mais cretinos aconteça sim. Sei lá, vai ver os bonzinhos demais são muito chatos. Não tem aquele "quê" da aventura, saca?

Bem, não digo isso por mim. Como tenho afirmado desde o início do ano, depois de um bom tempo de burrice, a melhor coisa é ficar solteira. Não dar satisfações pra marmanjo que não é meu pai, ter os amigos que eu quiser, meu sábado livre pra fazer compras, nada de preocupações com ciúmes bestas.

De qq forma, constata-se essas escorregadas femininas num site que eu a-d-o-r-o ler. www.muleburra.com

Tá, é propaganda... mas tb uma boa forma de ao menos tentar ficar atenta e não fazer parte desse clube das que "sofrem por cretinos"...

ghfdc said...

Ah, essa conversa aí de que "mulher não gosta de bonzinho, só de canalha", além do clássico "não quero estragar a amizade", o Animal Planet explica (como sempre)...
No caso de mamíferos que andam em bandos (como as hienas -espécie em que se observou esse comportamento pela primeira vez- e os humanos), as fêmeas só acasalam com os machos do mesmo bando em aproximadamente 10% dos casos. Assim, evita-se acasalamentos consanguíneos (e os males que deles advém), que seriam prováveis de ocorrer num mesmo clã... Ou seja, para os machos se darem bem, em 90% dos casos eles devem migrar para um outro bando!
Essa conversa de "não estragar a amizade" vem daí: por mais que alguns poucos séculos façam com que as fêmeas saibam conscientemente que seus amigos não são seus parentes, seus genes, que são o que são devido a milhões de anos de evolução, dizem a elas que "amigo" (ou seja, "indivíduo do mesmo clã") não serve para procriar... E não tem jeito: nunca que um punhadinho de milênios vai ganhar dos trocentos milhões de anos de programação genética...
E, isso do "canalha", Darwin e Mendel explicam, também... Por exemplo: indivíduos "bonzinhos" não são o "macho alfa", pois passam a idéia de fraqueza ("bonzinho não tem pegada"). O "canalha", sendo mais atrevido, mais confiante, passa uma idéia maior de "força", tendo, portanto, maior sucesso... Sendo que tal sucesso já foi comprovado, também, num caso de "círculo vicioso": como o "canalha" faz mais sucesso, as fêmeas o preferem (não conscientemente, mas sim instintivamente), pois sabem que procriando com ele gerarão descendentes com maior probabilidade de também serem ("canalhas") bem sucedidos...
Inclusive, recentemente, se isolou um tipo de gene que aumenta a probabilidade de o homem apresentar um comportamento infiel com relação à sua companheira: se o homem recebeu esse gene somente de seu pai ou de sua mãe, ele é "pouco infiel"... Se recebeu de ambos, tal característica é bem mais acentuada, e o cara é, então, "extremamente infiel"... E, se não recebeu de ninguém, é um mané (afinal, o comportamento "galinha" é favorecido pelo meio)... Hahahaha...
Felizmente, somos serem inteligentes (ao menos, deveríamos ser...), e alguma alma caridosa já desenvolveu o método científico... Ou seja, a questão toda, então, é "só" observar quais os comportamentos de sucesso, e então emulá-los (como se isso fosse uma tarefa fácil...)!
Um abraço!

Jiroumaru said...

O que eu acho engraçado são aquelas mulheres que reclamam que só ficam com canalhas e que homem não presta.

Anonymous said...

FATO FATO FATO.

Não que as mulheres SÓ se envolvam com canalhas, mas vai acontecer eventualmente. E a vadia vai ficar mais "head over heels" por ele do que por qualquer outro.

Ainda bem que eu sou muito macho ;D

;*

Vivian said...

Para complementar sua leitura, acesse http://www.philintheblanks.com/comics/hlw1.html

ghfdc said...

Fugindo do assunto do seu post: o Grande Colisor de Hádrons foi ativado, e o mundo não acabou... Então, onde será a comemoração? Hehehehe...

Um abraço!

hxaxa said...

pq eu não sou um desses caras?
ainda bem q a genética pode explicar...
shaushua
é meio clichê tudo citado sobre as mulheres mas sempre existe as exceções (melhor para aqueles que como eu não têm o dom da cretinice)
..
blog muito bom...altas discussões.