January 11, 2009

Ensaio

Antes de mais nada, queria me retratar a meus amados e fiéis leitores. Eu não esqueci do blog, estava apenas em um período, digamos, sabático. Ou seja, estava com um puta bloqueio criativo (que ainda existe mas agora me deu vontade de escrever) e por isso não estava com saco de falar.

Hoje, vou começar descrevendo um episódio que aconteceu no mercado esta semana. Lá estava eu, pacificamente, vagando no corredor das bebidas quando sou abordado por uma vendedora (se não era vendedora era algo do gênero, enfim, se não é passou a ser agora), que me oferece uma taça de vidro de cerveja caso compre duas cervejas "Petra". Eu fiz minha já famosa casa de escroto e fulminei: "Não gosto dela mas obrigado.". Não satisfeito, depois de dispensar tão secamente a moça, busquei uma garrafa da cerveja alemã "Spaten" que estava com um preço convidativo. Ao fazer isso, uma terceira pessoa que observava disparou: "Eh..ele não ta de sacanagem com a cerveja dele."

O que isso me fez pensar? Simples. Porque as pessoas se contentam com o medíocre ao invés de buscar algo melhor? Porque as pessoas bebem 10 Skols ao invés de 2 Paulaners? Pra ficar bêbado? Nah...que ótimo, vc fica chapado e na manha seguinte ganha de brinde uma dor de cabeça. Qual o ponto de discussão? Eu explico: estou questionando porque as pessoas preferem tomar o caminho mais fácil, mesmo sabendo que este pode levar ao ordinário, ao invés de outro que, apesar de não ser tão simples no final acaba por trazer uma realização muito maior.

Pode-se pensar em várias situações que ilustram este meu questionamento, uma clássica é o caso de determinandos relacionamentos. Porque determinadas pessoas estão juntas? Pra não ficarem sozinhas? Que ótimo, não? No final, o que era mais fácil acaba por condenar duas pessoas à solidão mesmo estando acompanhadas. Não irei explicar o paradoxo do que disse mas acho que não vou precisar mesmo. Porque não buscar a pessoa certa? Ou uma pessoa que simplesmente faça sentido? É mais difícil do que "catar" (expressão originária do Paulistês) qualquer coisa que passe pela frente? Certamente, ter critério tem disso, mas no final a recompensa vale.

Acabei de reler este post do início ao fim e cheguei a uma conclusão: acho que é a primeira vez que consigo fazer uma analogia com cerveja levar a algum raciocício mais filosófico. Acho que to melhorando...ou não *risos falsos*

5 comments:

ghfdc said...

Porque sair da mediocridade dá um trabaaaaaaaaaaaaaalho...

Precisamos evitar a fadiga... Hehehehe...

Um abraço!

Jiroumaru said...

O problema sempre são os critérios, ou a falta deles. Aprender a escolher com qualidade é demorado e custoso.

Lila Yuki said...

O problema sempre são os critérios, ou a falta deles. Aprender a escolher com qualidade é demorado e custoso. [2]

Por isso que de vez em quando eu me permito umas extravagâncias como um chocolate da Lindt com recheio de morango *_____*

Cesar said...

Concordo muito. Eu também vejo isso acontecendo a minha volta o tempo todo. Acho que para tudo tem a hora certa, inclusive hora de ligar o foda-se, afinal de contas, não dá pra viver com o mesmo ligado o tempo todo. Aliás, diga-se de passagem, eu e você conhecemos pessoas próximas que seguem a linha de raciocínio de que "caiu na rede é peixe", e que acham que os outros, que buscam por algo melhor e que valha mais a pena o esforço, não são nada além de losers e otários.

Hoje isso não me irrita mais. Eu recosto e observo. Tento não julgar e não me sentir um arrogante com ar de superior, mas as vezes não dá, tamanha a falta de "exigência básica" das pessoas. Acho que essa filosofia se aplica tudo. Se as pessoas fossem todas um pouco mais exigentes com o munda a volta delas, tudo seria completamente diferente do que é, não existiriam novelas imbecis, Big Brothers, mulheres melancia ou Tathys quebra-barraco. Anyway, acho que comecei a julgar arrogantemente, eu sei que existem pessoas que podem gostar de algum dos itens mencionados acima e não são estúpidas ou alienadas. Admito que rola uma certa parcialidade exagerada na minha visão. Vou então parar por aqui. Já escrevi pra cacete.

Cinthia Pascueto said...

Tempo que eu não lia seu blog.

Gostei do raciocínio. Faz todo sentido.

Beijo.